segunda-feira, 5 de maio de 2014

Como surgiu...

A palavra BIOFEEDBACK tem origem na junção da palavra bios, que significa vida, e das palavras inglesas feed, que significa alimentar, e back, que significa retorno. A melhor tradução para o português seria “Bioretroalimentação”. Funciona pelo meio de captação de um sinal biológico (bio), e depois representado (feedback) à pessoa que o gerou de forma compreensível, possibilitando um controle desse estimulo.


As pesquisas começaram na Alemanha e nos Estados Unidos nas décadas de 30 e 40. 
J.H. Schultz, na Alemanha, criou o conceito “treinamento autogênico” ao demonstrar que tanto animais de laboratório, quanto seres humanos, podiam ter suas reações a estímulos modificadas através de um treinamento de repetição. O médico Edmund Jacobson desenvolveu uma técnica semelhante, onde obtinha mudanças no tônus muscular, ritmo cardíaco e pressão arterial através de estímulos relaxantes repetidos, chamou de “relaxamento progressivo”.
Esses estudos foram resgatados por W Luther, que conseguiu produzir vários modelos de modulação das respostas endógenas em animais de laboratório. Ao mesmo tempo alguns neurocientistas se puseram a estudar o controle que praticantes de yoga possuíam sobre a fisiologia do seu corpo, que permitia resistir a condições consideradas incompatíveis com a vida. A conclusão dos cientistas na época foi que existam formas de modificar as respostas do chamado "sistema nervoso autônomo".
O sistema nervoso autônomo é uma parte do sistema nervoso que controla funções vegetativas do organismo, e até então consideradas totalmente independentes do controle voluntário das pessoas e dos animais. Essas pesquisas começaram a revelar que havia, sim, uma forma de modificar as reações do sistema nervoso autônomo. No começo a dificuldade foi desenvolver técnicas e metodologias que tornassem as respostas uniformes, porque diferentes pessoas regiam cada uma de uma maneira, muitas vezes de forma totalmente inesperada.
 Neal Miller, um dos mais renomados psicólogos experimentais de nosso tempo, em meados de 1960 manifestou sua convicção de que as funções biológicas sob o controle do SNA poderiam ser manipuladas e colocadas sob o controle consciente através da aprendizagem instrumental. Demonstrou ser possível condicionar animais a regularem a quantidade de sua salivação, para mais ou para menos. A partir daí, a experimentação laboratorial confirmou a viabilidade do condicionamento de uma gama de funções autonômicas. Com o desenvolvimento tecnológico, principalmente na área da computação, criou-se condições para o controle instantâneo de um conjunto de funções autonômicas em seres humanos.
Nasceu assim o Biofeedback.


Nenhum comentário:

Postar um comentário