segunda-feira, 19 de maio de 2014

O profissional do Biofeedback

Terapeutas de biofeedback são profissionais de saúde que usam o treinamento de biofeedback em seu trabalho. Muitos psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiras e fisioterapeutas têm sido treinados no uso clínico do biofeedback. Profissionais de saúde que não possuam diploma de curso superior podem ser treinados e trabalhar sob a supervisão de um profissional licenciado.
Como profissionais de outras áreas, os terapeutas de biofeedback têm estilos terapêuticos diferentes e experiências diferentes, embora todos tenham o conhecimento básico da psicofisiologia do estresse e da interação mente/corpo, formação de sintomas e aplicações do treinamento de biofeedback. Adicionalmente, os terapeutas deverão conhecer uma variedade de técnicas e procedimentos que facilitem o tratamento.
A duração da terapia de biofeedback depende do tipo e da severidade dos sintomas a serem tratados, e da motivação do paciente. Alguns distúrbios são tratados rapidamente, em 8 a 10 sessões. Sintomas severos ou de longa duração podem requerer uma terapia mais longa. Como o relaxamento e o gerenciamento do estresse são processos aprendidos, eles são praticados com contínua melhoria, e o tratamento pode terminar antes que os sintomas sejam completamente gerenciáveis ou eliminados. Sessões de acompanhamento podem ser recomendadas para assegurar que os processos de auto-regulação e de redução dos sintomas são mantidos.
O custo da terapia de biofeedback varia de acordo com a clínica e o terapeuta e é comparável a outros serviços profissionais, tais como a psicoterapia.
As sessões de biofeedback costumam durar cerca de 45 minutos e ter a freqüência de uma ou mais por semana e todo o processo varia de duração desde umas poucas sessões, até processos mais demorados quase sempre em função das diferenças individuais no padrão de resposta ao biofeedback. O objetivo final é que o cliente possa dispensar o equipamento e levar para o seu dia-a-dia, as estratégias de auto-regulação aprendidas.

Recomendações aos profissionais

  • Familiarize-se com as manifestações fisiológicas e psicológicas de cada distúrbio.

  • Se não for médico, tenha sempre contato com bons clínicos para discutir sintomas e exames.

  • Solicite sempre que houver dúvida a opinião de um colega. Um bom trabalho multidisciplinar ajuda para uma avaliação mais completa.

  • Encoraje seu paciente a lhe falar sobre o surgimento de outros sintomas associados ou não com a razão do tratamento.

  • Utilize-se de metáforas nas explicações dos procedimentos tomando o cuidado para não usar metáforas preconceituosas.

  • Mantenha sempre atualizados os dados de cada sessão. Este tópico é especialmente facilitado no biofeedback onde os registros de sessão para sessão ficam armazenados na memória do computador ou em disquete.

  • Considere a possibilidade de revisar a sessão anterior antes de atender o paciente.

  • Mantenha protocolos claros e procedimentos uniformes para as sessões. Isto auxilia na hora de apresentações em congressos e no envio de relatórios para convênios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário