segunda-feira, 19 de maio de 2014

Área de atuação Biofeedback Cardiovascular!!

Psicologia

Clínica
O desequilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) envia para a amígdala do hipocampo sinais de que o organismo está em perigo iminente. Quando há hiperreatividade da amígdala do hipocampo, além dos sinais psicológicos, também sofremos com os sintomas físicos do estresse. Para recuperar a saúde mental, emocional e física, é necessário que o SNA volte a funcionar em equilíbrio. Na psicologia clínica, a coerência cardíaca/biofeedback cardivascular é utilizada como terapia complementar-integrativa no tratamento de estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia, transtornos alimentares, transtorno de défict de atenção e hiperatividade (TDAH), medo, insegurança. Promove relaxamento psicológico, aumento da resiliência, melhoria na autoestima e nos relacionamentos interpessoais. Fortalece a pessoa para enfrentar situações ameaçadoras, melhora o foco e a clareza mental, tornando o raciocínio mais claro.
Esportiva
Psicólogos que trabalham com atletas tem utilizado de maneira ampla o biofeedback cardiovascular, pois sua aplicação em times favorece a formação de uma equipe coesa, que sabe trabalhar em grupo, com cumplicidade. Sabe que não é o atleta que vence sozinho, mas sim, uma equipe inteira. Em atletas de alta performance, existe muitas vezes o que chamamos de “amarelamento”. O atleta treina, enfaticamente, um ano inteiro ou mais, e quando chega o momento da competição, ele não consegue dar o melhor de si. Este estado acontece por excesso de estresse no momento da competição. Falta equilíbrio emocional. Com o biofeedback cardiovascular, o psicólogo ajuda o atleta não apenas a se superar em seus treinos, mas também superar suas emoções de medo, insegurança, dentre outros, promovendo a saúde emocional dele e aumento da resiliência, o que, por vezes, pode ser o fator decisivo de vitória.
Hospitalar
Redução de ansiedade e estresse de pacientes internados, portadores ou não de doenças crônicas, de seus familiares, e aumento da resiliência. Além dos benefícios emocionais, também há um aumento no sistema imunológico, melhoria da oxigenação sanguínea e melhoria na qualidade do sono.


Fisioterapia

Cardiorrespiratória
Com o treino em coerência cardíaca o fisioterapeuta auxilia na recuperação da capacidade pulmonar de seu paciente, fazendo com que ele chegue ao ponto de melhor oxigenação sanguínea, melhorando as funções do córtex pré-frontal, como raciocínio, clareza mental, redução de estresse e ansiedade do paciente. Treino do músculo do diafragma. O desequilíbrio simpático-vagal leva a várias síndromes relacionadas Asma, fibromialgia, hipertensão, e outros desequilíbrios do SNA, dor. Relaxamento.
 Cardiovascular:
O treino em coerência cardíaca é mediado pelo barorreflexo, aumentando a saúde cardiovascular. Treinamento para o aumento do HRV. Redução da hipertensão arterial.
 Terapia manual:
Redução de ansiedade, relaxamento (pré e pós sessão), benefícios para massoterapia, desequilíbrios de funções do SNA.
 Hospitalar:
Redução de ansiedade, estresse, tensão muscular, aumento da saturação do oxigênio, melhora na resposta do sistema imunológico.
 Hidroterapia:
Antes ou após a sessão de hidroterapia, no auxílio do relaxamento.
 Geriátrica:
Aplicação na fisioterapia respiratória, cardiovascular, quadros ansiosos e depressivos.
 Infantil:
Quadros de asma, melhora na saturação de oxigênio.

Psicopedagogia

A coerência cardíaca pode ser utilizada para redução do Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pois atua diretamente nos ramos Simpático e Parassimpático do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), favorecendo a atenção e o equilíbrio emocional necessários. Reduz estresse e ansiedade em situações desafiadoras, evitando o “branco” em provas. Melhora a clareza mental e favorece o raciocínio, auxilia a ter um sono mais profundo e reparador, beneficiando os processos de aprendizagem. Aumento da resiliência. Também é possível observar melhoria na socialização, reduzindo quadros de agressividade.

Psiquiatria

O treinamento em coerência cardíaca/biofeedback cardiovascular pode ser poderoso aliado ao tratamento convencional, promovendo bem estar emocional, favorecendo a adesão ao tratamento. É observada sua aplicação, com sucesso, nos casos de estresse pós-traumático, pânico, ansiedade, depressão, fobias, insônia, transtornos alimentares, dentre outros.

Medicina

O treinamento de coerência cardíaca/biofeedback cardiovascular pode trazer benefícios também na saúde física, por regular o Sistema Nervoso Autônomo (SNA), promovendo, assim, um equilíbrio do sistema hormonal. Dentre os benefícios físicos encontrados, pode-se melhorar o sistema imunológico, reduzir a glicemia, colesterol, ansiedade, estresse, enfim, desequilíbrios do SNA, além de ser um excelente treino cardiovascular.

Educação Física

O educador físico pode ensinar seu cliente a respirar corretamente através do biofeedback cardiovascular. Também pode promover a redução da ansiedade, do estresse, maior controle das emoções, que pode levar o cliente a ter uma alimentação mais balanceada e se sentir mais motivado a continuar seus treinos físicos.

Terapia Ocupacional

As aplicações de treinamento de biofeedback cardiovascular podem ajudar a amenizar quadros de ansiedade, depressão, insônia e tensão muscular, favorecendo a reabilitação do paciente e seus processos de aprendizagem. Auxilia no controle emocional,

Musicoterapia

O musicoterapeuta pode utilizar o biofeedback cardiovascular/coerência cardíaca para auxiliar na redução do estresse e da ansiedade de seu paciente, favorecendo o relaxamento muscular e o equilíbrio emocional. Assim, o musicoterapeuta possui mais um aliado em seu tratamento e consegue que seu paciente esteja mais receptivos às outras técnicas de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário